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Criado por: Denys Shavyrov

Criação de Negócio

RESULTADOS DA FORMAÇÃO:
ABRE A 3 DE SETEMBRO DE 2011
 
JÁ EM FUNCIONAMENTO






FORMAÇÃO A DECORRER.
GRUPO DE FORMANDOS/AS ESTÁ ENCERRADO.
A ACÇÃO DE FORMAÇÃO DE "CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO".

FORMAÇÃO GRATUITA

FORMADORA: DRA. JOANA AFONSO
INICIO A: A DECORRER(14 MAIO DE 2011)
DIAS DE FORMAÇÃO: SÁBADOS
HORAS: 15H ÀS 18H (3h)
DURAÇÃO: 63 HORAS
POPULAÇÃO ALVO: IMIGRANTES E NACIONAIS EMPREENDEDORES
LIMITE DE FORMANDOS: GRUPO ESTÁ FECHADO(10 FORMANDOS/AS)

Formação:
A Dra. Joana Afonso fez uma avaliação das pré-inscrições, e seleccionou  10 melhores ideias de negócio.

Resenha da formação:
  1. Apresentação dos passos para a criação de um negócio;
  2. Os formandos terão que estruturar por escrito a ideia de negócio; (Reprodução das ideias de negócio numa brochura da responsabilidade do Projecto Aveiro+InterCool II)
  3. Haverá pesquisa na internet subordinado à ideia de negócio de cada formando/a;
  4. Haverá um acompanhamento personalizado na concepção da ideia de negócio de cada formando/a;
  5. Elaboração de publicidade/divulgação em formato papel A4. (Reprodução dos cartazes em vinil e laminados da responsabilidade do Projecto Aveiro+InterCool II)
A Dra. Marta Amaro, do Gabinete de Inserção Profissional, acompanhará o processo de recepção das pré-inscrições.

Direitos dos Formandos*:
  1. Material de formação (pasta e caneta);
  2. Subsídio de Refeição (entregue no final da formação de acordo com a assiduidade).
Deveres dos formandos/as:
  1. Preencher a pré-inscrição;
  2. Preencher a inscrição (após selecção);
  3. Entregar a documentação solicitada;
  4. Ser assíduo/a na formação;
Panfleto de Pré-Inscrição:
(Para imprimir transfira o documento e depois imprima. Pode enviar por fax: 234 188 297 ou por email: ruisantos.intercool@gmail.com)


Cronograma:
cronograma Criação de negócio

NB*
Obtenção no final da Formação do Certificado de Frequência na Acção.
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Aveiro Empreendedor

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CURSO DE FINANCIAMENTO DE PROJECTOS CULTURAIS – DIAS 7 E 8 DE JULHO


De acordo com o previsto no Plano de Formação do Museu da Cidade está programada, para os dias 7 e 8 de Julho, a realização do curso de Financiamento de projectos culturais, uma organização da Cultideias com a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro. Com um total de 12 horas, o curso será como formador Vítor Martelo, director da CultIdeias, LDA e da Rede de programação CULTREDE - Arte para Todos e decorrerá das 10.00 às 13.00 horas e das 14.30 às 17.30 horas.

Vocacionado para os profissionais dos sectores culturais, bem como para técnicos da administração pública, dirigentes associativos, o curso permite, ainda, a participação de todos os principais interessados. A informação mais detalhada sobre os conteúdos da formação e as condições de inscrição estão acessíveis através de cultideias@cultideias.com e pelo telefone 212 763 381.

Mais informações em:
http://www.cultideias.com/News_cultFormacao/News-15_2011.html

A missão educativa dos museus constitui uma das suas grandes valências visando a partilha de saberes e o contributo para a difusão de conhecimentos e formação pedagógica do público. Neste capítulo, o Museu da Cidade enquanto agente activo de valorização patrimonial e promotor de acções que privilegiam a inclusão social e o desenvolvimento local detém um papel importante na comunidade. Assim, a componente formação tem tido uma posição de relevo no âmbito da programação do Museu da Cidade contribuindo para a fidelização de públicos e atracção de novos segmentos, para além de contribuir para a sua dinamização numa articulação com as restantes iniciativas e valências museológicas.

Os desafios que se apresentam, actualmente, aos profissionais do sector cultural exigem da sua parte a procura de fontes de financiamento de viabilizem e garantam a sustentabilidade dos seus projectos e que, em simultâneo, se mostrem como estratégias de investimento com retorno capazes de materializar as propostas/ideias e de captar os potenciais investidores.
02-06-2011
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Workshop sobre Empreendedorismo Social: Teoria e práticas, 30 de Junho de
2011, Universidade de Aveiro.

Programa:


9h30 Abertura do Secretariado


10h00 Sessão de Abertura

Liliana Sousa – Pró-Reitora
Representante da Associação Académica UA

10h15 A emergência e o significado de Empreendedorismo

Social
Sílvia Ferreira, Faculdade de Economia, Universidade de
Coimbra

11h00 Intervalo


11h30 Empreendedorismo social: desafios, oportunidades e

constrangimentos
Cristina Albuquerque, Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação, Universidade de Coimbra

12h30 Almoço


14h15 A experiência da Incubadora Social Académica -

ISFEUC
Beatriz Caitana, estudante do Mestrado em Sociologia FEUC,
bolseira da Ford Foundation

15h00 Design Como Ferramenta de Inovação Social

Susana António, Designer, ThinkPublic

16h00 Encerramento



Objectivos

A UA decidiu assinalar o Ano Europeu das Actividades

Voluntárias que Promovam uma Cidadania Activa - 2011
através do lançamento deste concurso de projectos:
“Cidadania e Empreendedorismo Social, UA- 2011”. Esta
iniciativa visa: estimular a cidadania activa e o
voluntariado na comunidade universitária, promovendo a
participação cívica e a formação dos estudantes/cidadãos
por forma a que estes compreendam os seus deveres perante
a sociedade, e aliar ao empreendedorismo social a
emancipação económica através de iniciativas
empreendedoras, para inspirar mudanças sociais.
Esta conferência cumpre um duplo objectivo: apoio ao
desenvolvimento de candidaturas; e sensibilização da
comunidade para a importância do empreendedorismo social.

Destinatários e preços:


a)Estudantes e docentes pré-inscritos no concurso

Cidadania e Empreendedorismo Social – UA 2011 (gratuito;
exige inscrição);
b)Estudantes, docentes, investigadores e outros
trabalhadores da UA (5 euros);
c)Interessados da comunidade exterior à UA (5 euros).

Inscrições limitadas a 100 participantes, por ordem de

inscrição.

Department of Health Sciences

University of Aveiro
3810-193 Aveiro, Portugal
Phone: +351-234-372-445
Fax: +315-234-401-597
E-mail: andreia.ruela@ua.pt http://www.ua.pt/cs/PageText.aspx?id=9019
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Foi Publicado hoje em Diário da República a Portaria 131/2011, a criação do “ BALCÃO DO EMPREENDEDOR”, complemento à iniciativa “LICENCIAMENTO ZERO”

Publicado através do Decreto Lei 48/2011 de 01/04/2011

Ao longo de cinco anos, o Programa SIMPLEX demonstrou que é possível melhorar a capacidade de resposta da Administração pública, satisfazendo as necessidades dos cidadãos e das empresas de forma mais célere, eficaz e com menos custos, sem com isso desproteger outros valores, como a segurança dos negócios ou a protecção dos consumidores.
Entre muitas medidas que reduziram custos de contexto para as empresas, destaca -se a iniciativa «Licenciamento zero», destinada a reduzir encargos administrativos suportados pelos cidadãos e pelas empresas, por via da eliminação de licenças, autorizações, vistorias e condicionamentos prévios para actividades específicas, substituindo -os por acções sistemáticas de fiscalização a posteriori e mecanismos de responsabilização efectiva dos promotores.

  • Assim, por um lado, estabelece -se a criação do «Balcão do empreendedor» e determinam -se as suas funcionalidades mínimas, o modo de autenticação no balcão e as formas de acesso, prevendo -se um acesso directo, via Internet, e igualmente um acesso presencial, mediado por um intermediário, que poderá estar disponível nos municípios ou em outros balcões públicos ou privados.
  • Por outro lado, estabelece -se que a produção faseada de efeitos do Decreto -Lei n.º 48/2011, de 1 de Abril, começará por uma fase experimental, limitada a alguns municípios e aos estabelecimentos e actividades de restauração ou de bebidas.

Esta fase experimental durará até ao final de 2011. Após o termo da fase experimental, os municípios podem aderir livremente a esta iniciativa, devendo essa adesão estar concluída até ao dia 2 de Maio de 2012, data em que o regime do «Licenciamento zero» se aplicará integralmente em todo o território do continente.


Licenciamento Zero o que é?

Este decreto-lei simplifica a abertura e a modificação de determinados negócios, introduzindo um regime simplificado de instalação e funcionamento, a que se chamou Licenciamento Zero.
Com este novo regime, são eliminadas as licenças, autorizações, vistorias e outras permissões necessárias à abertura e ao funcionamento de diversos negócios. Em contrapartida, é reforçada a fiscalização e passa a haver uma maior responsabilização dos empresários.
O que vai mudar? 
Até aqui, os proprietários de restaurantes, cafés, bares, oficinas, lavandarias, cabeleireiros, talhos e outros negócios tinham de obter um conjunto de licenças antes de iniciar a sua actividade.
Com o Licenciamento Zero, em vez de ter de esperar pelas licenças, os proprietários precisam apenas de comunicar, através do Balcão do Empreendedor, a abertura ou modificação do seu negócio e declarar que se comprometem a cumprir toda a legislação a ele respeitante.
Essa comunicação pode também incluir informação sobre:
  • a ocupação do espaço público (por exemplo, com toldos, esplanadas, estrados, floreiras, vitrinas, arcas de gelados e caixotes de lixo)
  • o horário de funcionamento do estabelecimento e suas alterações
  • as alterações do ramo de actividade, do nome do estabelecimento ou dos seus  donos
  • o encerramento do estabelecimento.
Uma vez efectuada a comunicação e pagas as taxas devidas, os empresários podem abrir imediatamente os seus estabelecimentos ou fazer as alterações pretendidas.
Balcão do Empreendedor
O Balcão do Empreendedor está disponível na Internet, no Portal da Empresa, http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/bde/BdE_1  ou nos balcões das Lojas da Empresa de todo o país. Poderá ainda aceder a este serviço nos balcões dos municípios e das entidades públicas ou privadas (por exemplo, associações empresariais) que o pretendam disponibilizar.
O que os  empresários encontram:
  • as regras aplicáveis ao seu negócio, em linguagem clara
  • informação sobre as taxas a pagar e o modo como são calculadas.
Actividades que já não precisam de licença nem de ser comunicadas
As seguintes actividades não necessitam de qualquer licença nem de ser comunicadas no Balcão do Empreendedor:
  • afixação e inscrição de mensagens publicitárias relacionadas com a actividade do estabelecimento (desde que sejam respeitadas as regras sobre a ocupação do espaço público)
  • venda de bilhetes para espectáculos
  • leilões realizados em lugares públicos.
O que acontece se o empresário não cumprir as regras
O Licenciamento Zero assenta numa maior responsabilização dos empresários pelo cumprimento das regras aplicáveis aos seus estabelecimentos.
Assim, se estes não fornecerem, através do Balcão do Empreendedor, a informação necessária ou se esta não corresponder à verdade, podem ter de pagar coimas até:
  • 3.500 euros, se forem indivíduos;
  • 25.000 euros, se forem empresas.
Se a infracção for grave, as autoridades podem encerrar o estabelecimento ou proibir os proprietários de exercer essa actividade (durante, no máximo, dois anos). 

Que vantagens traz?
Com este decreto-lei pretende-se:
  • reduzir a burocracia a que estavam sujeitos diversos negócios;
  • incentivar o empreendedorismo.
Quando entra em vigor?
Este decreto-lei entra em vigor no primeiro dia útil do mês a seguir ao da sua publicação  (2 de Maio de 2011)
Ao longo do primeiro ano, as novas regras vão aplicar-se de forma faseada aos diversos tipos de negócios (ver Portaria Anexo). Aos negócios que ainda não estejam abrangidos aplicam-se as anteriores regras.
Catarina Faias


PORTARIA 131 2011 criação de negócio
DEC  LEI 48 2011 criação de negócio

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"Estratégia e Novos Negócios

 

O contexto económico actual é surpreendentemente propício de criar oportunidades, a sobrevivência em contextos de mudança requer das empresas agilidade, capacidade de resposta e adaptação rápida. Analisar estratégias, oportunidades de mercado e tendências para novos negócios torna-se determinante e fundamental. Esta área de Intervenção pretende contribuir para aprofundamento destas temáticas de forma sustentada.

Criação e Lançamento de Novos Produtos e Serviço

O dinamismo dos mercados e a competitividade da oferta exige uma gama de produtos e serviços constantemente actualizada.
Entretanto, mais de 50% dos lançamentos falham nos seus objectivos, sendo que há empresas com taxas de sucesso muito superiores à média.

Com recurso a casos reais, pretende-se:

 - Examinar os processos normativos utilizados pelas empresas de sucesso para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços;
- Analisar os rácios e razões de sucesso / falhanço de novos lançamentos para ilustrar a optimização do processo e definir um tableau de bord para assegurar o êxito;
 - Demonstrar que os factores de sucesso não residem no tamanho das empresas, mas sim na disciplina e astúcia com que o processo é seguido.
Consulte o Detalhe desta acção em http://aepformacao.aeportugal.pt

 

Montar e Gerir um Negócio de Franchising

A grande proliferação de negócios em regime de Franchising é testemunha da competitividade deste formato de gestão.
Pretende-se com este curso examinar os factores de sucesso em negócios de Franchising do ponto de vista do Franquiador e do Franquiado, bem como inventariar e investigar os instrumentos de gestão / boas práticas utilizados para montar, gerir e controlar negócios de Franchising, e ainda examinar acordos e contratos de Franchising.
Consulte o Detalhe desta acção em http://aepformacao.aeportugal.pt
 

Novas Empresas e Novos Negócios

Desde a década de 80, o número de novos negócios tem disparado, tanto de B2B como de B2C. A maioria destas iniciativas é de empresários sem experiência prévia.
Há várias razões que levam indivíduos a aceitar este desafio e é verdade que uma grande percentagem das novas empresas não sobrevive.
Neste curso, examinamos os factores de sucesso que na prática têm funcionado e que podem ser sistematizados e emulados pelo potencial empresário.
 
Consulte o Detalhe desta acção em http://aepformacao.aeportugal.pt "

(Fonte: AEP Março de 2011)
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aPRESENTAMOS ALGUMAS IDEIAS - AEP:

António Gonçalves
O caso Under Siege

Responsável pela Seed Studios, empresa fundada em 2006 na cidade do Porto, e que desenvolveu o primeiro jogo português para a Playstation3. O Under Siege foi, em Fevereiro deste ano, galardoado com a mais alta distinção na terceira edição do Prémio Zon Criatividade em Multimédia. O mesmo projecto alcançou também o primeiro lugar na categoria Conteúdos e Aplicações Multimédia. O caso Under Siege é um exemplo de criatividade, de resiliência e de vontade.

Miguel Neiva
O caso ColorADD

Uma ideia da autoria de Miguel Neiva, o projecto ColorADD® (uma inovação mundial) foi desenvolvido para ajudar a minorar o problema de um universo significativo da população mundial. Como? Pela criação um código de cores para daltónicos. A aplicação do sistema ColorADD® é transversal a todos os quadrantes da sociedade global, independentemente da sua localização geográfica, cultura, língua, religião, bem como às diferentes vertentes socioeconómicas. Isso valeu-lhe um lugar no Pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010 - a convite do Centro Português de Design e do IAPMEI -, a participação no próximo Innovation Festival, em Tallinn, ou a nomeação pela revista brasileira “Galileu” da editora Globo, como uma das “40 ideias que vão melhorar o mundo”.


 
Miguel Martins
O caso Science4you

Nunca desistir” é o mote de Miguel Martins, administrador da Science4You, empresa constituída em 2008 tendo como base um projecto de final de curso de Finanças do ISCTE, feito em parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Aos 26 anos, já foi distinguido como Empreendedor do ano 2010 pela Comissão Europeia no âmbito da SME Week 2010, e Jovem Empreendedor do ano 2009.
O projecto, visa desenvolver, produzir e comercializar brinquedos didácticos que sensibilizem as crianças para as ciências experimentais.
A marca é 100% nacional e neste momento já é comercializada em Espanha, Brasil, Angola e brevemente no Reino Unido.
 ..........,  kjds..

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